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https://bdm.unb.br/handle/10483/9187
Título: | Diferenças metodológicas entre sistema seriado e o II ciclo (BIA) em uma escola pública do DF |
Autor(es): | Oliveira, Adriana de |
Orientador(es): | Lima, Erisevelton Silva |
Assunto: | Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) Escola em séries Escola em ciclos |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 9-Dez-2014 |
Referência: | OLIVEIRA, Adriana de. Diferenças metodológicas entre sistema seriado e o II ciclo (BIA) em uma escola pública do DF. 2014. 50 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral conhecer as características metodológicas aplicadas em âmbito pedagógico e administrativo da escola organizada em séries, com a atual organização (II ciclo –BIA) na primeira fase do Ensino Fundamental e suas contribuições para uma educação de qualidade dentro da escola. Para tanto, buscou-se três objetivos específicos: analisar as diferenças na avaliação para progressão dos alunos em escolas organizadas em séries e ciclos dentro da instituição, comparar às metodologias utilizadas na escola organizada em série e em ciclos (pedagógicas e administrativas) que contribuam para o sucesso ou fracasso educacionais e identificar pontos positivos e negativos por meio de uma análise comparativa entre os índices de aprovação na escola quando era seriada com a da escola organizada em ciclos (antigas 1ª e 2ª séries com o 3º ano do BIA), com o intuito de verificar qual delas apresenta uma educação de qualidade. Para tanto utilizou-se a pesquisa qualitativa, com professores, gestores e exgestores da escola classe Recantos das Emas. O instrumento de coleta de dados foi o questionário e os dados foram analisados por meio da análise descritiva dos dados. Concluiu-se que as metodologias utilizadas pelo professor em turmas seriadas são diferentes das turmas organizadas em ciclo, com isso há um maior compromisso com a alfabetização e o letramento em todos os anos do bloco (ciclo), pois existe um trabalho coletivo e diversificado visando adequação aos diferentes níveis cognitivos presentes em sala de aula. Essa organização privilegia a continuidade e qualidade das aprendizagens. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
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