Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9182
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ThalitaSallyTravassosdeSantana.pdf597,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências escolares do gestor : repercussões em suas ações no contexto escolar
Autor(es): Santana, Thalita Sally Travassos de
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Transferência (Psicanálise) na educação
Gestor escolar - subjetividade
Psicanálise
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 8-Dez-2014
Referência: SANTANA, Thalita Sally Travassos de. Experiências escolares do gestor: repercussões em suas ações no contexto escolar. 2014. 41 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão acerca da constituição da subjetividade humana por meio da teoria psicanalítica e tem como objetivo geral entender de que maneira as experiências escolares do gestor de uma escola pública do Distrito Federal influenciam suas ações no contexto da escola. A metodologia qualitativa foi utilizada para esta verificação e a coleta dos dados foi feita com procedimentos de escrita da memória educativa e entrevista semiestruturada com um gestor de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. A partir do referencial psicanalítico, verificou-se que a constituição da subjetividade humana é marcada pelas vivências ao longo de toda a vida e que estas ocorrem desencadeando os processos inconscientes de sublimação, identificação e transferência. Com a análise dos dados foi possível constatar que a verificação dos próprios processos constituintes durante a vida escolar aliados ao conhecimento da teoria psicanalítica permitem que o gestor ajude a promover uma educação com um viés mais humanizado e responsável pelo outro, reconhecendo que todos os sujeitos envolvidos no contexto educacional são sujeitos com vivências e histórias de vida próprias,o que contribui para a complexidade das relações humanas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons