Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LidianaLimaRodriguesSantanaPereira.pdf573,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conselho escolar do CIL de Brasília : o desafio da participação e construção da autonomia
Autor(es): Pereira, Lidiana Lima Rodrigues Santana
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Gestão escolar democrática
Autonomia - educação
Conselho escolar
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 8-Dez-2014
Referência: PEREIRA, Lidiana Lima Rodrigues Santana. Conselho escolar do CIL de Brasília: o desafio da participação e construção da autonomia. 2014. 58 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: À luz da Lei 4.751/2012, esta monografia busca analisar o papel do Conselho Escolar na implantação da Gestão Democrática nas Escolas Públicas do Distrito Federal. Esta pesquisa apresenta, também, um sucinto resgate histórico da gênese dos conselhos escolares e do processo, permeado por lutas e discussões, para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo geral analisar em que medida o Conselho Escolar do CIL vem desempenhando seu papel com autonomia. Assim, foi realizado um estudo de caso que demonstrou que a composição do conselho, apesar de legal, não representou de fato todos os seguimentos da comunidade escolar. Quanto à participação, precisa melhorar especialmente no aspecto administrativo e pedagógico. A autonomia é assegurada pela direção, mas falta a participação da comunidade para o fortalecimento do conselho e da gestão democrática.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons