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Título: Repensando a cidade - acompanhamento do Observatório da criança e o adolescente na cidade Estrutural-DF
Autor(es): Maoño, Marina Ainara Landabaso
Orientador(es): Groth, Terrie Ralph
Assunto: Cidade Estrutural (DF)
Direito à cidade
Projeto Observatório da Criança e Adolescente (OCA)
Distrito Federal (DF) - segregação socio-espacial
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: MAOÑO, Marina Ainara Landabaso. Repensando a cidade - acompanhamento do Observatório da criança e o adolescente na cidade Estrutural-DF. 2014. 86 f. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo retratar algumas concepções acerca do conceito de direito à cidade, a partir de uma revisão bibliográfica sobre a questão urbana, a gestão do território e a relação centro-periferia. Faremos uma revisão bibliográfica e documental para abordar os temas e por último apresentaremos o projeto e suas atividades. Em relação aos capítulos que falam sobre a construção de Brasília os autores escolhidos fazem parte de uns estudiosos brasileiros que a muitos anos publicam artigos sobre a questão, estudando as particularidades de Brasilia, a partir da sua construção diferenciada e dos efeitos sociais do seu urbanismo. A leitura do espaço que se pretende estudar, esta dentro do contexto particular de Brasília. Questionaremos o processo de organização da própria cidade, e sua natureza segregadora desde os primeiros tempos da sua construção. Analisaremos o contexto de formação da cidade Estrutural, que foi inicialmente criada por uma comunidade em torno do lixão do Distrito Federal, e que ate sua recente regularização, teve um intenso processo de luta popular para a comunidade poder se manter nesse espaço. A partir de uma pesquisa ação acompanharemos as atividades do projeto OCA, o primeiro Observatório da Criança e Adolescente do Distrito Federal, sediado pela ONG Coletivo da Cidade, na cidade Estrutural. Entendemos esse método de pesquisa como: “uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa...” (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248). O projeto pretende promover o protagonismo das crianças e adolescentes por meio de formação para realização de registro e mapeamento dos diversos desafios e potencialidades da Cidade Estrutural. Valorizando as percepções deles como crianças mais também como sujeitos de opinião, e de maior vulnerabilidade em relação as injustiças sociais. As crianças tem uma idade entre oito e quatorze anos e são atendidas no Coletivo da Cidade, onde o projeto, em parceria com o INESC1, é sediado. As atividades e oficinas deste semestre se centraram sobre o tema “cidade”, questionando junto com as crianças e adolescentes seus processos de formação, analisando suas diferencias e assim suas incidências sobre a própria sociedade. A ideia principal é a de entender e questionar como os participantes se percebem dentro do espaço que eles ocupam, e seu papel dentro da sua própria comunidade, assim como dentro da sociedade como um todo. A atividades deste semestre, e nas quais nos centraremos, apôs fazer um breve histórico das atividades passadas, consistiram em diferentes visitas as algumas regiões administrativas do Distrito Federal, com o intuito de depois fazer uma reflexão, junto com os participantes, e assim compara-lhas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Graduação em Ciência Política, 2014.
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