Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9162
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BetaniaMendesdeSousa.pdf664,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O gestor escolar e seu compromisso com a inclusão no ensino regular : fragilidades e potencialidades da escola
Autor(es): Sousa, Betânia Mendes de
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Inclusão escolar
Gestor escolar
Práticas pedagógicas
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: SOUSA, Betânia Mendes de. O gestor escolar e seu compromisso com a inclusão no ensino regular: fragilidades e potencialidades da escola. 2014. 62 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas e administrativas da gestão escolar voltadas para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, identificar os principais avanços e problemas enfrentados pela escola no processo de inclusão e analisar a importância do envolvimento da família na inclusão escolar, através de uma reflexão teórica inicial, tendo como referência a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – (BRASIL, 2008). A pesquisa contou com as contribuições de teóricos como: Cury, Dutra, Capellini, Griboski, Rodrigues, Vieira, Mantoan, Stainback, entre outros, o que possibilitou ampliar os conhecimentos sobre a Educação Inclusiva, a relação família/escola, envolvimento dos profissionais e o trabalho pedagógico, a fim de trazer alternativas para diminuir os problemas enfrentados nesse processo. A pesquisa foi desenvolvida através de questionários aplicados a cada segmento, gestor, professores, serviços de apoio à aprendizagem e pais. Os resultados constataram que todos na escola reconhecem as necessidades e vantagens da inclusão escolar, abraçam a causa e buscam alternativas, formação, conhecimentos, meios para superar os desafios e adaptar as estratégias às necessidades dos alunos respeitando as diferenças. Contam sempre com o apoio e envolvimento do gestor em todos os setores, no entanto, alguns ajustes ainda são necessários como a adequação na estrutura da escola, a necessidade de mais recursos materiais, formação e preparo de alguns profissionais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons