Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AndreiaAlessandraAlvesdeFreitas.pdf503,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da participação pedagógica do gestor escolar
Autor(es): Freitas, Andréia Alessandra Alves de
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestor escolar
Estudantes - desenvolvimento qualitativo
Gestão escolar
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: FREITAS, Andréia Alessandra Alves de. A importância da participação pedagógica do gestor escolar. 2014. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar a importância da participação pedagógica do gestor escolar para o desenvolvimento qualitativo dos alunos numa escola pública de Ceilândia, no Distrito Federal, e como objetivos específicos analisar a concepção de gestão escolar; identificar as características necessárias para uma gestão de boa qualidade e analisar os desafios da gestão escolar. A pesquisa foi realizada no Centro de Ensino Fundamental Linda Esperança(fictício) localizado em Ceilândia Sul-DF, por meio de um questionário, composto por questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado a alunos, pais, professores e gestor da escola investigada. Os resultados da pesquisa demonstraram que o distanciamento do gestor escolar causa nos alunos a impressão que este costuma ser visto como um gerente empresarial, mesmo demonstrando uma evolução pedagógica durante sua gestão. Constatou-se que as mudanças começaram a acontecer e que o gestor tem essa consciência e procura adequar a sua forma de gerir àquilo que está previsto na teoria, compartilhando ações, delegando responsabilidades e mantendo o canal do diálogo sempre aberto. Essa postura mais democrática é reconhecida tanto pelo corpo docente quanto pelas famílias. Quanto aos discentes, parece que essa mudança ainda não os alcançou, talvez por não entenderem que ao assumir uma postura pedagógica e democrática o gestor não deixa de zelar pelo bem-estar de todos e isso envolve atitudes disciplinares inerentes ao cargo. Os autores mais consultados foram Lück e Lima.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons