Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9123
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RejanedeAlencarDomingosNascimento.pdf520,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conselho escolar : as divergências entre as relações de poder e o princípio democrático da participação
Autor(es): Nascimento, Rejane de Alencar Domingos
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Conselho escolar
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: NASCIMENTO, Rejane de Alencar Domingos. Conselho escolar: as divergências entre as relações de poder e o princípio democrático da participação. 2014. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia trata sobre a função e as atribuições do conselho escolar, em uma escola da periferia de Ceilândia, na qual as relações de poder divergem dos ideais e princípios da gestão democrática. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se o método indutivo em parceria com o dialético. Paralelo ao estudo de caso, o trabalho documental, histórico e bibliográfico baseado nas teorias de autores como GONÇALVES (2012), GALINA (2007), SOUZA (2009) e GRACINDO (2005), foi capaz de fornecer dados, que levaram ao alcance do objetivo primeiro desta proposta, que se dispôs a analisar se o conselho escolar vinha cumprindo seu papel, conforme preconiza a lei. Foi possível concluir que o modelo de gestão democrático, ainda é um desafio, em uma cultura educacional historicamente predominada pelo autoritarismo e a decisão unilateral.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons