Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/912
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Lucas Guimarães Lins Brandão.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ferramentas computacionais para análise de estabilidade de sistemas de potência a pequenos sinais
Autor(es): Brandão, Lucas Guimarães Lins
Orientador(es): Freitas, Francisco Damasceno
Assunto: Sistemas de energia elétrica
Energia elétrica - transmissão
Data de apresentação: 7-Ago-2006
Data de publicação: 11-Mar-2010
Referência: BRANDÃO, Lucas Guimarães Lins. Ferramentas computacionais para análise de estabilidade de sistemas de potência a pequenos sinais. 2006. 94 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Ferramentas computacionais têm aplicação fundamental em sistemas elétricos de potência, porque por meio delas é possível simular o comportamento do sistema. Técnicas lineares, quando adequadamente empregadas, servem para avaliar o desempenho e a tendência do sistema. Neste contexto, o programa PacDyn desenvolvido pelo CEPEL é uma eficiente ferramenta utilizada por empresas do setor elétrico, institutos de pesquisa e universidades para estudos de perturbações a pequenos sinais em sistemas de potência. Embora apresente várias apresentação ao usuário, a interface do programa, em muitas situações, pode ser melhorada visando torná-la mais amigável ao usuário. Este trabalho investiga o desempenho do programa frente a algumas técnicas nele programadas. A avaliação é verificada por meio de testes em dois sistemas de potência, sendo um deles de pequeno porte e outro de grande porte. Testes são verificados para avaliar a funcionalidade do programa considerando diagramas de bode, diagrama de Nyquist, cálculo de autovalores dominantes e simulação linear no tempo. Exemplos ilustrativos mostram como ficam as saídas e os resultados. O programa é utilizado para gerar arquivos padrões que podem ser utilizados no ambiente MATLAB. Além disso, aplicações são mostradas evidenciando o uso do programa para a análise de estabilidade e para projeto de estabilizadores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.08.TCC.912
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.