Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9099
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SandraGizelleDeOliveiraAlmeida.PDF555,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto político pedagógico - uma construção coletiva com a comunidade escolar : o papel do professor como mediador desse processo
Autor(es): Almeida, Sandra Gizelle de Oliveira
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Ensino - qualidade
Avaliação institucional
Comunidade escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: ALMEIDA, Sandra Gizelle de Oliveira. Projeto político pedagógico - uma construção coletiva com a comunidade escolar: o papel do professor como mediador desse processo. 2014. 92 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O foco desta pesquisa é compreender como motivar a comunidade escolar pais/professores na elaboração do projeto político pedagógico da escola Centro de Ensino Especial nº 02 de Brasília, utilizar-se de recursos como a avaliação institucional nesta elaboração, de modo a melhorar a qualidade da educação no estabelecimento de ensino. E ainda, perceber até que ponto o papel dos professores/pais/comunidade em geral, contribui ou não com a efetivação desse processo. A abordagem metodológica será realizada com base na investigação qualitativa de forma descritiva e reflexiva por meio de entrevistas não-estruturada, questionários, observações e a participações do investigador, com o propósito de analisar a convocação da comunidade na participação da escola, a estimulação dos professores na construção do PPP, e assim visualizar como o projeto pedagógico pode inferir diretamente no processo de melhoria da qualidade do ensino no centro. Os dados indicaram o porquê da ausência do PPP na escola, da falta do ato participativo por toda a comunidade da unidade de ensino e como modificar esse processo construtivo no estabelecimento escolar. Observou-se que a escola está em um processo de construção do seu PPP após nove anos de inércia e reaproveitamento de projetos anteriores. Apontamentos mostram que a melhor forma de motivar a participação de professores/pais do CEE 02 de Brasília poderia ser por meio da convocação direta, convite aos membros da comunidade escolar para impulsioná-los em busca de ações e resultado porque só coletivamente se constrói um Projeto Político-Pedagógico de qualidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons