Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GrazielaPatriciaDeOliveiraSilva.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O projeto político pedagógico e os desafios da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (ANEEs)
Autor(es): Silva, Graziela Patrícia de Oliveira
Orientador(es): Calisto, Cristiano de Souza
Assunto: Projeto político-pedagógico
Estudantes com necessidades educativas especiais
Gestão escolar
Inclusão social
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: SILVA, Graziela Patrícia de Oliveira. O projeto político pedagógico e os desafios da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (ANEEs). 2014. 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Escolar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa traz uma profunda reflexão sobre como a construção do Projeto Político Pedagógico- PPP pode viabilizar a Inclusão dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEEs). Nesse sentido, foi realizado um estudo perpassando pelos caminhos da inclusão no Brasil e os desafios e obstáculos que ainda limitam a qualidade do ensino para os alunos com alguma deficiência. Também foi ressaltada a necessidade de se repensar a construção do PPP na perspectiva que se inclua em seu texto, objetivos, metas e estratégias elaboradas por toda a comunidade escolar, para que a inclusão atinja seu curso e cumpra verdadeiramente as determinações e orientações estabelecidas pela legislação em vigor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em duas escolas inclusivas do ensino fundamental- séries iniciais do DF, com a finalidade de obter informações junto à equipe gestora e a equipe de professores das classes inclusivas, sobre as reais condições da construção do PPP diante da perspectiva e desafios da Inclusão. Os resultados revelaram que existem pouquíssimas propostas inclusivas no PPP das escolas, além disso, muitos gestores e professores não estão capacitados para atender devidamente essa clientela, sem falar na carência de recursos humanos, de acessibilidade e de “super lotação” das classes inclusivas. Assim sendo, a gestão escolar, como toda a sua equipe de trabalho, precisa mais do que nunca ressignificar suas práticas pedagógicas e valorizar as diferenças como meio pleno do exercício da cidadania e das singularidades que constituem cada indivíduo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons