Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9091
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CassianaGomesDeAraujo.pdf737,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto político pedagógico : caminho para uma educação de qualidade
Autor(es): Araújo, Cassiana Gomes de
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Gestão escolar democrática
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: ARAÚJO, Cassiana Gomes de. Projeto político pedagógico: caminho para uma educação de qualidade. 2014. 63 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Projeto Político Pedagógico consiste em um documento que as escolas constroem com a participação dos gestores, professores, alunos, comunidade e demais profissionais envolvidos no processo educativo. O PPP se apresenta como a identidade da escola. Cada instituição deve ter o seu Projeto Político Pedagógico, que deve ser elaborado respeitando as individualidades de cada escola. Ele é o elemento norteador das práticas pedagógicas e corrobora com a Gestão Democrática nas instituições. O PPP é composto por subprojetos, que devem ser acompanhados e avaliados no dia a dia escolar. O PPP proporciona às instituições maior autonomia, momentos de diálogo e trocas de experiências, renovação da escola, divisão das responsabilidades e maior participação da comunidade nas questões educacionais. Ao promover a elaboração do PPP, a escola proporciona aos educandos uma educação de qualidade e tem a oportunidade de abrir espaço para a democracia no ambiente público, fazendo com que todos se sintam parte da gestão escolar. Com a divisão dos trabalhos pedagógicos a escola constrói uma estrutura horizontal onde todos podem participar criticamente da educação e exercer a sua cidadania.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons