Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9086
Título: | Política de gestão pedagógica : papel do coordenador pedagógico na construção do trabalho coletivo |
Autor(es): | Rocha, Schirley Cristiane dos Santos Oliveira |
Orientador(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto: | Coordenadores pedagógicos Gestão escolar democrática |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 4-Dez-2014 |
Referência: | ROCHA, Schirley Cristiane dos Santos Oliveira. Política de gestão pedagógica: papel do coordenador pedagógico na construção do trabalho coletivo. 2014. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância do coordenador pedagógico na construção e direcionamento no trabalho pedagógico coletivo da escola. Bem como destacar a relevância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar como agente articulador do diálogo devendo o mesmo estar atento à transformação da comunidade escolar, promover a reflexão em torno das relações escolares e da transformação da prática pedagógica. Deste modo, o coordenador pedagógico deve estar aberto ao diálogo, ser estudioso, leitor e ouvinte, estar aberto às inovações e atento aos aspectos das relações interpessoais inerentes ao universo escolar, e exercer a liderança junto aos seus pares de modo a garantir, ao mesmo tempo, espaço para a criatividade e o cumprimento das diretrizes gerais da educação básica e das normas estabelecidas pela escola. É necessário sustentar suas práticas sob uma fundamentação teórico-metodológica capaz de orientá-lo nos principais conceitos de ordem político-pedagógica, bem como no que se refere ao planejamento escolar (e de ensino) com foco no Projeto Político Pedagógico. É necessário que a ação educativa seja planejada, articulada com os sujeitos escolares e o coordenador pedagógico figure como mediador de formas interativas de trabalho, em momentos de estudos, proposições, reflexões e ações. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons