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https://bdm.unb.br/handle/10483/9085
Título: | Um estudo de caso sobre a inclusão digital de alunos com diagnóstico de autismo |
Autor(es): | Souza, Erik Anibal Peixoto de |
Orientador(es): | Andrade, Pedro Ferreira de |
Assunto: | Autismo Inclusão escolar Tecnologia na educação Inclusão digital |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 4-Dez-2014 |
Referência: | SOUZA, Erik Anibal Peixoto de. Um estudo de caso sobre a inclusão digital de alunos com diagnóstico de autismo. 2014. 71 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O uso da tecnologia beneficia a produção do conhecimento e desenvolvimento
de conceitos entre estudantes matriculados em classes especiais e dos incluídos
em classes regulares. A utilização do computador como ferramenta de auxílio à
aprendizagem em uma classe especial e uma classe regular de uma escola
pública de Brasília foi o contexto de pesquisa deste trabalho. A partir da
compreensão dos benefícios da tecnologia na educação desenvolvemos esta
monografia com o objetivo de compreender as relações entre a tecnologia, a
matemática, e seus efeitos no processo de aprendizagem de estudantes com
Transtorno Geral Desenvolvimento matriculados em classe especial e incluídos
em classe de ensino regular. Procuramos fazer uma relação com as
experiências vividas no processo de aprendizado dos estudantes durante as
aulas, onde se fez uso do computador e do tablet no ensino da Matemática, com
a produção de conhecimento demonstrada pelos estudantes durante as
experiências. Desenvolvemos a discussão questionando o motivo de alguns
professores não utilizarem o computador como forma de auxílio do processo de
ensino aprendizagem. No decurso da pesquisa, de natureza qualitativa,
utilizamos como instrumento para a coleta de dados o questionário e a
observação de alunos e professores no contexto de sala de aula durante o uso
de softwares e aplicativos de matemática. Os estudantes demonstraram
interesse pelos conceitos trabalhados mediante o uso do computatador e
produziram alternativas para questões apresentadas demonstrando o benefício
da tecnologia na aprendizagem e na interação social dos estudantes com os
colegas de escola. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
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