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Título: Instrumento de avaliação da aprendizagem. Quem avalia e quem é avaliado?
Autor(es): Pereira, Georgete Freitas
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Aprendizagem
Avaliação educacional
Professores - prática profissional
Data de apresentação: Ago-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: PEREIRA, Georgete Freitas. Instrumento de avaliação da aprendizagem. Quem avalia e quem é avaliado? 2014. 36 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como foco a realização de uma pesquisa que visa conhecer de que forma os professores de uma escola selecionada, situada na Asa Sul, região administrativa de Brasília - Distrito Federal avaliam seus alunos e quais são os conhecimentos que estes professores possuem em relação à avaliação institucional e pedagógica. A avaliação institucional e pedagógica constitui-se em um instrumento básico para a qualidade de qualquer sistema educacional. Pensando nisto o motivo desta pesquisa foi levar os professores desta escola a refletir sobre suas práticas educacionais, observando como cada professor pensa em relação ao assunto, tentando obter uma unidade no sentido de formular objetivos para fornecer informações e julgar decisões alternativas, buscando melhorias na aprendizagem. É de fundamental importância que os professores desta escola devem estar continuamente investigando as melhores situações de avaliação, as mais eficientes formas de coleta e sistematização dos dados, sua compreensão e utilização. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work focuses on the realization of a research aimed to know how teachers in a selected school, located in the South Wing, administrative region of Brasilia - Federal District assess their students and what are the skills that these teachers have in relation institutional and educational evaluation. The institutional and pedagogical evaluation constitutes a basic element to the quality of any educational system instrument. Thinking about it the reason this research was lead teachers of this school to reflect on their educational practices, observing how each teacher thinks on the subject, trying to get a unit to formulate goals to provide information and judge alternative decisions, seeking improvements in learning. It is vital that teachers of this school should be continually investigating the best assessment situations, the most efficient ways to collect and systematize data, their understanding and use.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
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