Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/908
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DouglasMartins_AlessandroMendes.pdf2,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Novo aplicativo para a avaliação multicritério de projetos de geração para atendimento a comunidades isoladas
Autor(es): Martins, Douglas de Araújo
Mendes, Alessandro Aurélio da Cunha
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Sistemas isolados de energia
Energia elétrica - distribuição
Data de apresentação: Jul-2009
Data de publicação: 10-Mar-2010
Referência: MARTINS, Douglas de Araújo; MENDES, Alessandro Aurélio da Cunha. Novo aplicativo para a avaliação multicritério de projetos de geração para atendimento a comunidades isoladas. 2009. 101 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A distribuição de energia elétrica a comunidades isoladas enfrenta grandes barreiras, quando se imagina que a relação custo/benefício não é nada atraente do ponto de vista econômico. No entanto, todos os efeitos sentidos por essas comunidades vão além do aspecto monetário. O modelo atual na escolha dos projetos de energia elétrica nem sempre considera os impactos ambientais e sociais, por muitas vezes não serem disponibilizadas formas objetivas de se considerarem estes aspectos. Este trabalho, que trata do desenvolvimento de uma metodologia multicritério, com o conseqüente aprimoramento de um aplicativo, visa contribuir com a escolha do melhor projeto de geração de energia capaz de atender a comunidades isoladas. A metodologia e o aplicativo fornecem sistematicamente, uma forma de se considerar os aspectos econômicos, sociais, ambientais e técnicos, tornando-se uma grande ferramenta capaz de auxiliar os investidores. A primeira versão do aplicativo foi desenvolvido pelo engenheiro eletricista Pedro Prescott, que teve os méritos de iniciar as pesquisas pelos primeiros critérios e desenvolveu a metodologia inicial. Esta nova versão buscou aprimorar os critérios antigos e acrescentar outros, além das melhoras promovidas no programa. O aplicativo foi desenvolvido na plataforma Excel ® 2007 com o auxilio da programação Visual Basic for Aplications, este ambiente foi escolhido pela excelente interface gráfica proporcionada, além da facilidade de trabalho. É uma ferramenta capaz de comparar as alternativas de geração por meio das notas e pesos atribuídos aos diversos critérios, fornecendo uma classificação final que indica a melhor forma de geração de energia elétrica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.