Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9047
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BarbaraMartinezFernandez.pdf449,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições a uma reflexão acerca do trabalho com lendas do folclore brasileiro na educação formal de crianças pequenas
Autor(es): Fernandez, Barbara Martinez
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Educação de crianças
Folclore e educação
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 24-Nov-2014
Referência: FERNANDEZ, Bárbara Martinez. Contribuições a uma reflexão acerca do trabalho com lendas do folclore brasileiro na educação formal de crianças pequenas. 2013. 74 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho propõe-se a refletir acerca da pertinência e das possibilidades de um trabalho com lendas do folclore brasileiro no contexto na educação formal de crianças pequenas. Para tal, discute conceitos de folclore baseados nas contribuições de Brandão (1984) e o histórico do surgimento de centros de estudos interessados na preservação deste enquanto patrimônio cultural, bem como disposições legais. Constrói um panorama das lendas populares no Brasil por meio de um mapeamento das suas manifestações mais significativas nas cinco maiores regiões do país. Busca-se entendimento teórico frente aos personagens que povoam o imaginário popular e debate-se as origens, interpretações e variações destes com o auxílio de estudiosos como Câmara Cascudo (2001). Abramovich (2001), Busatto (2011) e Gregorin Filho (2012) auxiliam a problematizar as práticas de leitura e contação de histórias em um contexto pedagógico e contribuem com sugestões para o trabalho pedagógico com lendas do folclore brasileiro. Investiga-se, ainda, utilizando um instrumento de pesquisa de complementação de frases hospedado em uma plataforma online, como professores de Educação Infantil trabalham com lendas do folclore brasileiro com as crianças. A análise da pesquisa aponta para um escasso conhecimento dos educadores frente às lendas do folclore brasileiro, reduzindo o trabalho com elas à semana comemorativa do folclore, agendada no calendário escolar. Reconhecemos, portanto, a necessidade de formação e aprofundamento dos educadores, enquanto mediadores de um trabalho com as matrizes da cultura brasileira presente nas lendas, para que elas possam ser trabalhadas com competência e sensibilidade no âmbito da Educação Infantil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons