Resumo: | Este trabalho de pesquisa refere-se a um estudo de práticas pedagógicas lúdicas envolvendo uma criança de seis anos, previamente diagnosticada com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Assim, a pesquisa desse trabalho foi realizada no sentido de investigar alguns processos relacionados a este transtorno, tais como biologização, medicalização e estigmatização de certos comportamentos infantis, além de suas consequências para as crianças que recebem o diagnóstico de TDAH e que não têm sua condição patológica confirmada. Abordam-se também, estudos relativos à influência das brincadeiras no processo de aprendizagem de crianças no contexto escolar. Em decorrência disso, esta pesquisa visa discutir o fio tenso que une a suspeita em torno do diagnóstico de TDAH e a não confirmação deste transtorno, ancorado por uma prática pedagógica lúdica. Para tanto, foi realizado um exercício de pesquisa por meio de observações, planejamentos e vivências pedagógicas em sala de aula. De modo geral, pode-se afirmar que o jogo e a brincadeira envolvem estratégias afetivo-cognitivas fundamentais para todas as crianças. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This research relates to a study of ludic pedagogical practices involving a child of six years, previously diagnosed with comorbid attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). Thus, the research of this work was performed to investigate some related to this disorder, such as biologization, medicalization and stigmatization of child behavior processes, and their consequences for children who are diagnosed with ADHD and who have confirmed their pathological condition. It addresses also, studies on the influence of play in children 's learning process in the school context. As a result, this research aims to discuss the tense wire linking the suspect around the ADHD diagnosis confirmation of this disorder, anchored by a playful pedagogical practice. Thus, a research exercise through observations, planning and teaching experiences in the classroom was conducted. In general, one can say that the game and play involve fundamental affective-cognitive strategies for all children. |