Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9045
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CristianeDeBemKlussner.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de leitura e literatura na escola : espaço constituinte de autonomia
Autor(es): Klussner, Cristiane de Bem
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Leitura - educação
Literatura - educação
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 24-Nov-2014
Referência: KLUSSNER, Cristiane de Bem. Práticas de leitura e literatura na escola: espaço constituinte de autonomia. 2014. 89 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar, à luz das teorias e das oficinas de leitura com crianças, como a leitura e a literatura podem proporcionar a vivência e a constituição de autonomia no espaço escolar. O desejo de promover oficinas de leitura com uma turma do ensino fundamental, na rede pública, surgiu a partir da experiência com as disciplinas de Projeto três e quatro: Práticas Pedagógicas Inovadoras. Os objetivos específicos, os quais derivam do objetivo geral são: Conceituar autonomia a partir do campo da filosofia e da educação; Problematizar a aproximação do conceito de leitura e literatura na escola; Investigar atividades motivadoras que desenvolvam uma prática educacional que estimule a convivência entre as crianças a partir dos princípios de responsabilidade, cooperação, solidariedade e diálogo. A pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa e os dados apresentados são provenientes do diário de bordo, escrito durante a realização das oficinas, bem como dinâmicas conversacionais com os atores da escola. O foco foi uma turma com dezessete crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma escola Pública da Rede de Ensino Distrito Federal. Foram abordadas ideias de educadores como Freire (1996), Freinet (2010) e Pacheco (2010) e de outros autores que contribuíram para nossas reflexões a respeito da leitura e da literatura como Manguel (1997), Rodari (1998), Machado e Rocha (2011), Abramovich (1997). Assim, com base na prática vivenciada, foi possível compreender a importância de práticas pedagógicas que envolvem a leitura e a literatura na educação, bem como refletir a respeito das suas contribuições ao desenvolvimento dos educandos e para a constituição de sua autonomia. Ao final consideramos que as práticas da leitura e literatura puderam proporcionar a vivência e a constituição da autonomia para os estudantes que participaram das oficinas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aims to investigate under the light of the theories and the reading workshops with children, how reading and literature can provide the experience and the establishment of autonomy in school. The desire to promote reading workshops with an elementary public school class emerged from the experience with the disciplines of Project Three and Four: Innovative Pedagogical Practices. The specific objectives, which derive from the overall objective are: Conceptualizing autonomy from the field of philosophy and education; Discuss the approach of the concepts of reading and literature in school; Investigate motivational activities that develop an educational practice that encourages interaction among children based on the principles of responsibility, cooperation, solidarity and dialogue. The research was based on the qualitative methodology and data presented are from the logbook, written during the workshops, as well as conversational dynamics with the other members of the school. The focus was a class of seventeen children of the third grade of elementary school in a public school of the Distrito Federal Education Network. Ideas of educators like Freire (1996), Freinet (2010) and Pacheco (2010) and other authors who contributed to our thinking about reading and literature as Manguel (1997), Rodari (1998), Machado and Rocha (2011), Abramovich (1997) were covered in this study. Thus, based on the experienced practice, it was possible to understand the importance of pedagogical practices that involve reading and literature in education, as well as reflect about their contributions to the development of students and to the formation of their autonomy. At the end, we consider that the practices of reading and literature could provide the experience and the establishment of autonomy for the students who participated in the workshops.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons