Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VaniaDeDeusAlves.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios e perspectivas do trabalho do coordenador pedagógico na gestão democrática
Autor(es): Alves, Vânia de Deus
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Coorientador(es): Gontijo, Simone Braz Ferreira
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Gestão escolar democrática
Comunidade escolar
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 18-Nov-2014
Referência: ALVES, Vânia de Deus. Desafios e perspectivas do trabalho do coordenador pedagógico na gestão democrática. 2013. 44 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho analisa o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente à gestão democrática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa numa escola pública da cidade de Planaltina. Os dados foram coletados por meio do questionário aplicado a alunos, coordenadores e professores. A partir dos dados coletados podemos concluir que o coordenador pedagógico, na visão de alguns segmentos da comunidade escolar possui um papel essencial para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na gestão democrática na escola. O coordenador pedagógico enfrenta várias dificuldades que impossibilita o efetivo cumprimento do trabalho pedagógico, dentre elas o número reduzido de pessoas para realizar as diversas funções na escola fazendo com que o trabalho pedagógico seja colocado de lado. A pesquisa aponta que o coordenador pedagógico é uma pessoa indispensável à instituição de ensino, porém sua identidade profissional ainda não está clara no âmbito da escola, pois enquanto para alguns segmentos da comunidade escolar o coordenador desempenha o papel de coordenar o trabalho coletivo, os coordenadores se sentem mais responsáveis pela disciplina do que pela própria coordenação pedagógica. Além disso, os princípios da gestão democrática permitem a implementação de melhorias no trabalho pedagógico, ao permitirem a participação de todos os segmentos da comunidade escolar na organização do trabalho desenvolvido na escola, inserindo assim de forma ativa o coordenador pedagógico.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons