Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8987
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucianaSallas.pdf471,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico na implantação do Programa Mais Educação no contexto das políticas educacionais de educação de tempo integral na rede municipal de Padre Bernardo - Goiás
Autor(es): Sallas, Luciana
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Gestão pedagógica
Programa Mais Educação
Políticas públicas
Educação integral
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 14-Nov-2014
Referência: SALLAS, Luciana. O coordenador pedagógico na implantação do Programa Mais Educação no contexto das políticas educacionais de educação de tempo integral na rede municipal de Padre Bernardo - Goiás. 2013. 51 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A implantação da política pública de educação integral no município de Padre Bernardo-GO, teve inicio com o Programa Mais Educação, onde se evidenciou a necessidade de refletir sobre a aceitabilidade, as praticas e influencias do programa dentro do contexto escolar, observando as contribuições da gestão pedagógica escolar e da participação da comunidade escolar, na busca por uma educação que desenvolva o aluno integralmente, seguindo de base o primeiro modelo de educação integral criado por Anísio Teixeira. Dentro da realidade do município observado durante o exercício de 2012, a pesquisa baseou-se na aplicação de um questionário e na observação diária realizada de forma qualitativa e descritiva do dia a dia da implantação do programa. Através de uma analise critica dos dados percebe-se que apesar de vários problemas operacionais de efetivação do programa, esse possui uma enorme demanda, sendo esse fator predominante para a expansão do programa da rede municipal de ensino.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons