Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MuriloOliveiraBorges.pdf2,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ressonância subsíncrona : estudo e análise das oscilações subsíncronas em sistemas elétricos de potência
Autor(es): Borges, Murillo Oliveira
Orientador(es): Freitas, Francisco Damasceno
Assunto: Ressonância subsíncrona
Sistemas de energia elétrica
Energia elétrica - transmissão
Data de apresentação: 19-Dez-2007
Data de publicação: 8-Mar-2010
Referência: BORGES, Murillo Oliveira. Ressonância subsíncrona: estudo e análise das oscilações subsíncronas em sistemas elétricos de potência. 2007. 95 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A desregulamentação do sistema elétrico brasileiro levou a mudanças estruturais no sistema elétrico brasileiro. A crise conhecida como apagão, suscitou a criação de um plano de contingência que contemplava a instalação de diversas pequenas centrais termelétricas. A necessidade de transmissão de grandes quantidades de energia instigou a utilização de compensação série em linhas de transmissão. O conjunto destas duas soluções, usinas termelétricas e compensação série, criam um cenário favorável à ocorrência do fenômeno de ressonância subsíncrona. Este trabalho traz uma descrição e modelagem matemática necessária para uma análise do fenômeno de ressonância subsíncrona. Descrições de ferramentas de análise são apresentadas. O trabalho contempla a análise do IEEE First Benchmark Model e de um sistema multi-máquinas fictício, que, no entanto, utiliza dados elétricos do gerador da usina a gás UTE Cuiabá-1. Todas as simulações presentes neste trabalho foram feitas com o uso do software PacDyn [25], utilizando como ferramenta seu módulo PacSSR, do CEPEL. São descritos métodos possíveis de serem implementados a fim de mitigar a ocorrência de ressonância subsíncrona caso seja identificada à probabilidade de ocorrência do fenômeno em alguma parte do sistema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.12.TCC.898
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.