Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8953
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizGustavoSilvaBarbosa.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A regência do verbo ir de movimento na Comunidade de Alegre, município de Coromandel (MG)
Autor(es): Barbosa, Luiz Gustavo Silva
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino
Língua portuguesa - verbos
Linguística
Coromandel (MG) - variantes sociais e linguísticas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Nov-2014
Referência: BARBOSA, Luiz Gustavo Silva. A regência do verbo ir de movimento na Comunidade de Alegre, município de Coromandel (MG). 2013. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Neste trabalho, pretende-se apresentar resultados parciais de análise quantitativa que apontam fatores linguísticos e extralinguísticos condicionadores da regência dos verbos de movimento “ir” e “vir”, sobretudo sob o enfoque da variação diamésica, que trata das diferenças de planejamento na formulação da língua falada e da língua escrita. O objetivo é pesquisar as variantes sociais e linguísticas relacionadas à regência dos verbos de movimento “ir” e “vir”, especificamente num pequeno povoado chamado Alegre, no município de Coromandel em Minas Gerais, a 600 quilômetros da capital Belo Horizonte. Esse povoado, com apenas 27 casas e cerca de 180 moradores, encontra-se isolado, a uma distância de 45 quilômetros de qualquer perímetro urbano, com economia absolutamente agrícola e minerária e população com baixo nível de escolaridade. Poucos são os registros e documentos sobre sua história ou fundação, mas é possível afirmar que o vilarejo encontra-se em franca decadência desde a década de 70, quando chegou a possuir mais de mil habitantes, tendo sido o segundo maior colégio eleitoral do município de Coromandel.
Informações adicionais: Monografia (graduação) - Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons