Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/895
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_PedroGeorgePrescottFerraz.PDF1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicativo para a avaliação multicritério de projetos de geração para atendimento a comunidades isoladas
Autor(es): Ferraz, Pedro George Prescott
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Energia elétrica - distribuição
Sistemas de energia elétrica
Data de apresentação: 7-Jul-2008
Data de publicação: 8-Mar-2010
Referência: FERRAZ, Pedro George Prescott. Aplicativo para a avaliação multicritério de projetos de geração para atendimento a comunidades isoladas. 2008. 102 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A geração de energia elétrica, principalmente em comunidades isoladas no Brasil, provoca grandes impactos sociais para seus moradores. Os impactos sociais associados à crescente preocupação mundial com os impactos ambientais, que incluem a poluição e o aquecimento global, fazem frente ao aspecto econômico dos projetos de geração. No entanto, não são disponibilizadas, de forma geral, formas objetivas e sistemáticas de comparação entres estes aspectos ambientais, sociais e econômicos na escolha ou análise dos projetos de geração. Este trabalho desenvolve uma metodologia e um aplicativo multicritérios para avaliação e comparação de projetos de geração aplicados, especificamente, a comunidades isoladas. A metodologia criada tenta englobar os aspectos considerados pertinentes no atendimento a comunidades isoladas, envolvendo aspectos ambientais, sociais, econômicos e técnicos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.07.TCC.895
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.