Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SabrinadeFreitasTerraMota.pdf478,73 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorZardo, Sinara Pollom-
dc.contributor.authorMota, Sabrina de Freitas Terra-
dc.identifier.citationMOTA, Sabrina de Freitas Terra. Percepções dos acompanhantes das crianças e jovens hospitalizados(as) no hospital regional da asa sul sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na classe hospitalar. 2013. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções dos acompanhantes das crianças e jovens hospitalizados no Hospital Regional da Asa Sul a respeito da classe hospitalar e do atendimento pedagógico realizado nela. Compreende-se a classe hospitalar um como espaço educacional organizado nas instituições hospitalares e de tratamento de saúde que oferece o atendimento pedagógico-educacional para crianças e jovens impossibilitados de frequentar a escola temporariamente. Utilizou-se o método qualitativo de pesquisa, sendo os procedimentos utilizados para coleta de dados observações, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas com os acompanhantes presentes na classe hospitalar. As análises de dados evidenciaram duas percepções dos acompanhantes a respeito da classe hospitalar e uma percepção a respeito do trabalho realizado pelas professoras hospitalares: a classe hospitalar como ambiente de continuidade do processo educacional e a classe hospitalar como um espaço para entretenimento e interação. Pode-se verificar também reconhecimento dos acompanhantes a respeito do trabalho realizado pela professora e melhoria das atitudes dos educandos face à hospitalização após frequentarem a classe hospitalar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present research targets the verification of the conceptions of relatives of the children and youth hospitalized in the Hospital Regional da Asa Sul, in the metter of the hospital class and the pedagogical treatment developed there. The hospital class is understood as an educational space organized in hospitals and health care institutions, which offers pedagogical-educational treatment for children and youth that are unable to attend school temporarily. The qualitative method of research was used, characterized by a case study, with the following procedures used to the collection of observation data: application of questionnaires and semi-structed interviews with the present relatives in the hospital class. The analysis of data put in evidence two conceptions of the relatives regarding the hospital class and a conception regarding the work performed by the hospital teachers: the hospital class as an environment of continuty of the educational process and the hospital class as a space for entretainment and interaction. It's possible to verify also acknowledgment of the relatives regarding the work performed by the teacher and the benefits of the attitudes of the learners facing the hospitalization after attending to the hospital class.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPedagogia hospitalaren
dc.subject.keywordPacientes - acompanhantesen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titlePercepções dos acompanhantes das crianças e jovens hospitalizados(as) no hospital regional da asa sul sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na classe hospitalaren
dc.title.alternativePerception of the relatives of children and youth hospitalized at the Hospital Regional da Asa Sul about the pedagogical work developed in the hospital classen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-11-11T15:53:27Z-
dc.date.available2014-11-11T15:53:27Z-
dc.date.issued2014-11-11T15:53:27Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8937-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons