Título: | Mecanismos de coordenação interorganizacional na implementação do programa dinheiro direto na escola |
Autor(es): | Pessoa, Ana Paula Rodrigues |
Orientador(es): | Barbosa, Sheila Cristina Tolentino |
Assunto: | Escolas públicas Finanças Orçamento - controle |
Data de apresentação: | 3-Jul-2014 |
Data de publicação: | 7-Nov-2014 |
Referência: | PESSOA, Ana Paula Rodrigues. Mecanismos de coordenação interorganizacional na implementação do programa dinheiro direto na escola. 2014. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O maior envolvimento de diferentes atores governamentais e instituições públicas e privadas no processo de implementação de programas públicos, torna-o mais complexo. Diante disso, coordenar as relações inteorganizacionais deste processo torna-se um desafio, fundamental para que as ações sejam realizadas de forma harmônica. No exame dessa questão, para analisar estes aspectos, o presente trabalho discute como os mecanismos de coordenação inteorganizacional influenciam a dinâmica do processo de implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Inicialmente é apresentado o referencial teórico que aborda sobre: o ciclo de políticas públicas; as contribuições teóricas mais relevantes sobre o processo de implementação, com foco nas principais abordagens desta etapa; a discussão sobre o termo relação interorgarnizacional; as considerações de autores sobre coordenação interorganizacional; e a apresentação dos mecanismos de coordenação, que constitui o foco de investigação deste trabalho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa. Utilizando-se uma estrutura metodológica fomentada a partir do referencial teórico da pesquisa, a análise foi realizada com o objetivo de comparar, em bases empíricas, os conceitos obtidos na literatura. Assim, para cumprir o objetivo geral da pesquisa, o qual consiste em delinear os arranjos de coordenação interorganizacional na implementação do programa em tela, construiu-se um roteiro baseado em uma estrutura de códigos sobre os mecanismos de coordenação interorgnizacional encontrados na literatura. Os resultados obtidos apontam que a coordenação inteorganizacional do Programa Dinheiro Direto na Escola influencia diretamente o processo de implementação do programa e seus mecanismos contribuem para a melhor articulação do governo com as diferentes organizações envolvidas, mas a pesquisa também evidenciou a necessidade do ajuste e intensificação de alguns mecanismos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, 2014 |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
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