Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8913
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucianaMariaChavesdeAlmeida.pdf511,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação da Controladoria-Geral da União no monitoramento da lei de acesso à informação e a accountability
Autor(es): Almeida, Luciana Maria Chaves de
Orientador(es): Teixeira, Graziela Dias
Assunto: Lei de Acesso à Informação
Democracia
Accountability
Data de apresentação: 23-Jun-2014
Data de publicação: 7-Nov-2014
Referência: ALMEIDA, Luciana Maria Chaves de. A atuação da Controladoria-Geral da União no monitoramento da lei de acesso à informação e a accountability. 2014. 51 f. Monografia (Bacharelado em Gestão de Pessoas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A busca por uma cultura de transparência vem fazendo com que o Governo Federal se empenhe em criar políticas que fomentem o acesso à informações. A ampla divulgação das atividades governamentais ajuda a fortalecer a democracia, e aproxima sociedade e governo. A criação de uma lei de acesso à informação foi uma resposta ao que os organismos internacionais vinham propondo e que já estava sendo desenvolvido em vários países do mundo. A LAI traz inovação, estabelecendo que o sigilo é a exceção e o acesso é a regra. Por meio de entrevistas estruturadas e análise documental, objetivou-se examinar como a Controladoria-Geral da União vem monitorando a lei, e a possível contribuição para accoutability do país. Ao final concluiu-se que a lei é inovadora e um passo largo para desenvolver e fomentar a accountability. Com o direito ao acesso garantido as pessoas se sentem mais motivadas a participar de forma significativa das decisões e o governo adquire a capacidade de atender melhor aos anseios e reivindicações da população.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons