Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AndreMendes_ElidaLino_IndiraRehem_PriscilaAraujo.pdf2,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Oferta da EJA na modalidade a distância pelo Cesas : enfrentamentos e perspectivas
Autor(es): Mendes, André Tosta
Lino, Élida Maria Loureiro
Rehem, Indira Vanessa Pereira
Araújo, Priscila Fernandes Sabino de
Orientador(es): Aires, Carmenísia Jacobina
Coorientador(es): Pulita, Edemir José
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Educação a Distância
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação à distância
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 5-Nov-2014
Referência: MENDES, André Tosta et al. Oferta da EJA na modalidade a distância pelo Cesas: enfrentamentos e perspectivas. 2014. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Parte dos requisitos necessários para obtenção do grau de Especialista em Educação de Jovens e Adultos – EJA, o Trabalho de Conclusão do II Curso de Especialização em “Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA”, intitulado “A oferta da EJA na Modalidade a Distância pelo Cesas: Enfrentamentos e perspectivas” foi concebido na forma de um Projeto de Intervenção Local – PIL a ser possivelmente implantado na unidade educacional onde os professores cursistas atuam. O local da intervenção é o Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul – Cesas, situado na região central de Brasília. A Educação a Distância – EaD é uma modalidade de ensino diferenciada que visa atender novas demandas educacionais e profissionais. Para a concepção do PIL e a definição do objetivo da pesquisa, conhecer o perfil do aluno e sua percepção sobre a EJA ofertada por meio da EaD pelo Cesas, adotou-se como metodologia a pesquisa amostral. O segmento escolhido foi o de atuação dos professores cursistas, ou seja, o 3º segmento. A ferramenta escolhida para a coleta de dados foi o questionário, um instrumento constituído por uma série ordenada de perguntas descritivas. O instrumento metodológico tem por fim fundamentar a construção do PIL, cujo objetivo geral é apontar soluções visando atender às principais necessidades identificadas pelo público alvo pesquisado. Dentre os objetivos específicos encontram-se: 1) Apresentar e divulgar o PIL aos diretores, administração, corpo docente e discente, bem como a comunidade em geral; 2) Sensibilizar o corpo docente da EJA; 3) Fomentar discussões para a criação de um manual sobre o papel e atribuições do tutor da EJA/EaD; 4) Firmar parcerias para apoio técnico especializado em informática; 5) Adequação do espaço físico; 6) Sensibilizar corpo docente quanto à necessidade de formação continuada EJA/EaD; 7) Promover mecanismos de avaliação periódica da EJA/EaD do Cesas e, por fim, 8) Atender às demandas identificadas na questão aberta do questionário aplicado. A pesquisa de campo, composta por questionário com 52 questões divididas em dois blocos, quais sejam: perfil dos estudantes e perfil do curso foi enviada por meio eletrônico a 850 alunos regularmente matriculados no 3º segmento. Após análise dos dados, pode-se afirmar que os resultados convergem, ou seja, vão ao encontro com a literatura técnica assim como coincidem com as pesquisas nacionais e no âmbito do Distrito Federal, sobre o perfil dos alunos da modalidade EJA. Quanto aos objetivos geral e específicos, foi proposta no segundo bloco do questionário, uma questão aberta, solicitando ao discente pesquisado o mínimo de três mudanças necessárias no âmbito da oferta da EaD. Apesar do elevado grau de satisfação encontrado ao final da pesquisa com a modalidade EJA/EaD, identificamos a necessidade, a partir da análise da questão aberta, de enfrentarmos os desafios apontados e abrir assim novas perspectivas para a EJA/EaD do Cesas.
Abstract: Part of the requirements for the degree of Specialist in Youth and Adult Education, the final work of the 2nd. Specialization Course in “Diversity and Citizenship Education, with emphasis in Adult Education”, entitled "Offering Education for Youth and Adults in Distance mode by Cesas: Confrontations and perspectives " was conceived as a Local Intervention Project, also known as PIL, to be possibly implemented in the educational institution where teachers students act. The intervention site is the Center for Youth and Adults Asa Sul – Cesas, located in Brasilia/DF. The Distance education is a form of differentiated instruction that aims to meet new educational and professional demands. To design the PIL and to define the object of the research, it was necessary to know the profile of the youth and adult students, linked to the distance mode offered by Cesas as well as the perception of the student body about the offered teaching. The researched segment chosen was the 3rd segment due to teachers experiences and field of work. The chosen data collection tool was a questionnaire, an instrument consisting of an ordered series of descriptive questions. The methodological tool aims to support the construction of the PIL, whose overall goal is to identify solutions to meet the key needs identified by the audience searched. The specific goals are: 1) To present and disseminate the PIL among directors, administration, students and the Cesas community in general; 2) To sensitize the school professors EJA/EaD; 3) To discuss the creation of a handbook on the role and responsibilities of the EJA/EaD tutor; 4) Looking for partnerships for technical support specializing in computer science; 5) Adequacy of physical space; 6) Improve among professors awareness about the need for continuing formation on adult and distance learning; 7) To promote mechanisms for periodic review of the Cesas EJA/EaD and, finally, 8) To meet the needs identified in the open question of the applied questionnaire. The field survey comprises a questionnaire with 52 questions divided into two blocks, namely: Block 1, the profile of students and, Block 2, the course profile. The questionnaire was sent electronically to 850 students enrolled in the 3rd segment. After analyzing the data, one can say that the results converge, ie, meet with the technical literature as well as coincide with national research and within the Federal District, on the profile of Youth and Adult Education on Distance mode. As for the general and specific objectives proposed in the Block 2 of the questionnaire, an open question asked the researched students for at least three required changes under the provision of distance education. Despite the high degree of satisfaction found at the end of the survey, we identified from the analysis of the open question, the need of facing the mentioned challenges and opening new perspectives for the Youth and Adult student of the Cesas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2013-2014.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons