Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlexandreTolentinodeCarvalho.pdf635,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Currículo e diversidade : democratizando o espaço de elaboração curricular
Autor(es): Carvalho, Alexandre Tolentino de
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Currículo escolar
Diversidade na escola
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 4-Nov-2014
Referência: CARVALHO, Alexandre Tolentino de. Currículo e diversidade: democratizando o espaço de elaboração curricular. 2013. 73 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa foi realizada na Escola Classe 06 do Gama, uma escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, contando com a participação dos membros de todos os segmentos componentes da comunidade escolar. Com o objetivo de levantar subsídios para a elaboração de um currículo local que garantisse a participação ampla de todos os segmentos da comunidade escolar de forma democrática, foi usada como metodologia uma pesquisa-ação onde os participantes tiveram a oportunidade de introduzir nesta elaboração as experiências múltiplas dos indivíduos que contribuíram para a conformação do coletivo que compõe a comunidade escolar. A investigação resultou num maior envolvimento dos pais no cotidiano escolar e numa tomada de consciência dos professores, dos servidores e dos pais dos alunos, fato resultante da participação ativa de ambos no decorrer do processo de elaboração do Currículo Local. Conclui-se assim, que a elaboração de um Currículo Local é um processo complexo que exige tempo e disposição dos participantes, onde essa elaboração se mostrou como um meio eficiente de apropriação dos espaços da escola e para a constituição de uma identidade própria.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons