Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/889
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_EuvaldoLessa_FelipeSousa_MarcosVasconcelos.pdf4,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade da energia na UnB : uma investigação sobre a relação entre distúrbios na rede elétrica e a falha de equipamentos
Autor(es): Lessa Filho, Euvaldo Marques
Sousa, Felipe Gabriel Guimarães de
Vasconcelos, Marcos Venícius Leite
Orientador(es): Ferreira Filho, Anésio de Leles
Assunto: Redes elétricas
Sistemas de energia elétrica
Energia elétrica - qualidade
Data de apresentação: 7-Jul-2009
Data de publicação: 3-Mar-2010
Referência: LESSA FILHO, Euvaldo Marques; SOUSA, Felipe Gabriel Guimarães de; VASCONCELOS, Marcos Venícius Leite. Qualidade da energia na UnB: uma investigação sobre a relação entre distúrbios na rede elétrica e a falha de equipamentos. 2009. 128 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Desde o ano de 2003, a UnB tem verificado crescimento na quantidade de solicitações para conserto de equipamentos. Buscando identificar a causa dessa situação, o Centro de Manutenção de Equipamentos Científicos (CME) interessava-se em um estudo que analisasse a qualidade da energia no Campus e investigasse uma possível relação entre problemas de qualidade presentes na rede elétrica e a falha de equipamentos. Com essa motivação, o presente trabalho objetiva analisar o comportamento das demandas para conserto de equipamentos e a qualidade da energia elétrica na UnB, bem como investigar relações nesses universos. As solicitações são analisadas a partir das Ordens de Serviço (OSs) abertas para o CME, e a qualidade da energia é verificada com o auxílio do medidor ION 7600 e de ferramentas computacionais apropriadas. Os resultados apontam que existem problemas de qualidade da energia na Universidade, mas que, com os dados utilizados, não é possível afirmar se eles estão ocasionando a falha de equipamentos. Também mostram que o processo de geração de OSs deve passar por melhorias para que as informações sejam mais claras e acessíveis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.889
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.