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https://bdm.unb.br/handle/10483/8876
Título: | A necessidade da leitura de imagens no ensino de artes visuais |
Autor(es): | Torres, Antonio Ramiro de Lima |
Orientador(es): | Sousa, Cinara Barbosa de |
Coorientador(es): | Teixeira Neto, José Alves Maia |
Assunto: | Imagens - leitura Artes visuais - ensino fundamental Arte - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 26-Jul-2013 |
Data de publicação: | 3-Nov-2014 |
Referência: | TORRES, Antonio Ramiro de Lima. A necessidade da leitura de imagens no ensino de artes visuais. 2013. 28 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Tarauacá, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso estuda a necessidade da leitura de imagens no ensino das Artes Visuais. Para a comprovação científica do tema abordam-se conceitos e definições defendidas por diferentes autores, que são essenciais para que se reconheça a importância da educação visual na escola. Inserir atividades de leitura de imagens no ambiente escolar é um caminho para se entender e desvendar a arte. Aprender a ler é um exercício que precisa ser aprimorado ao longo da vida estudantil, no entanto, explorar o universo infinito das imagens é buscar dar significado para as manifestações mais intimas do ser humano. Além do embasamento teórico, apresenta-se a metodologia prática de leitura de imagem que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. José Augusto de Araújo, em uma turma do 6° ano “A”. Participaram da atividade 28 alunos com faixa etária de 11 a 12 anos. A partir da obra de Candido Portinari, os alunos foram atraídos a apreciar as imagens das obras “Os retirantes” e “Meio Ambiente” e a fazer a leitura subsidiados pelo método de análise de imagem de Edmund Feldman. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2013. Curso de Licenciatura em Artes Visuais |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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