Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8875
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarmenNeideAntunesPinheiro.pdf528,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do projeto político pedagógico para desenvolver o currículo respeitando a diversidade no contexto escolar
Autor(es): Pinheiro, Carmen Neide Antunes
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Diversidade na escola
Currículo escolar
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Nov-2014
Referência: PINHEIRO, Carmen Neide Antunes. A importância do projeto político pedagógico para desenvolver o currículo respeitando a diversidade no contexto escolar. 2013. 39 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer a importância do Projeto Político Pedagógico para desenvolver o Currículo respeitando a Diversidade no Contexto Escolar e identificar as ações pedagógicas que envolvem a diversidade da Escola, e ainda para visualizar como foi elaborado e executado o Projeto Político Pedagógico da escola. A pesquisa foi realizada com educadores e educandos de 1º ao 9° ano do ensino fundamental, de duas escolas municipais de Santo Antônio do Descoberto-GO. Para a realização dessa pesquisa foi realizada a análise documental a fim de identificar as ações que abrange a diversidade do contexto escolar e aplicação de um questionário com professores, alunos, merendeiras, auxiliar de serviços gerais, secretários, coordenadores e gestores para identificar como se deu o processo de elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico diante da diversidade presente no contexto escolar. Os resultados da pesquisa indicaram que o Projeto Político Pedagógico é de essencial importância para desenvolver o Currículo, e a participação dos diversos segmentos da escola, ajuda a resolver conflitos que envolvem negociações independentes de cor, raça ou religião, em prol da aprendizagem do aluno, onde valoriza o coletivo, respeitando assim a Diversidade do Contexto Escolar, a qual os alunos aprenderam respeitar as diferenças e as escolas pesquisadas combatem os preconceitos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons