Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8856
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarinaldaPereiraDeLimaColen.pdf352,64 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDuarte, Juliana Fonseca-
dc.contributor.authorColen, Marinalda Pereira de Lima-
dc.identifier.citationCOLEN, Marinalda Pereira de Lima. O trabalho pedagógico coletivo: fatores externos e internos de interferência. 2013. 39 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractA presente pesquisa é um estudo de caso acerca das temáticas relacionadas à área da educação e dentro deste contexto foi enfatizado sobre o trabalho pedagógico coletivo, e também dos entraves que afetam diretamente o trabalho pedagógico coletivo dentro e fora da instituição escolar, então o papel do coordenador pedagógico dentro dessa relação. E de suma importância para que haja uma mediação entre a comunidade escolar, para que a coletividade seja exercida em toda sua plenitude, portanto faz-se necessário que esse profissional tenha um poder de eloquência e de convencimento “singular”, pois é ele quem vai tornar viável a participação efetiva de todos os atores sociais escolares. Ressaltando também a importância do papel do coordenador pedagógico e das suas atribuições pedagógicas dentro do ambiente escolar, tal qual também é de sua incumbência o estimulo para a formação continuada dos docentes. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental, situada no município de Santo Antônio do Descoberto-GO; a pesquisa foi de caráter qualitativo, onde foi aplicado um questionário de questões subjetivas, e os atores que participaram do presente questionário foram: um coordenador pedagógico; um gestor da instituição e cinco professores, sendo do 1° ao 5° ano, que nos permitiram uma visão mais ampla dos atores envolvidos acerca das temáticas elencadas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação - atores sociaisen
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicosen
dc.subject.keywordTrabalho pedagógico coletivoen
dc.titleO trabalho pedagógico coletivo : fatores externos e internos de interferênciaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-10-30T18:02:41Z-
dc.date.available2014-10-30T18:02:41Z-
dc.date.issued2014-10-30T18:02:41Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8856-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons