Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8850
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElizangelaMoreiraDaSilva.pdf427,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O envolvimento dos professores da educação infantil no processo de elaboração do projeto político-pedagógico
Autor(es): Silva, Elizangela Moreira da
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Projeto político-pedagógico
Coordenadores pedagógicos
Professores - educação infantil
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: SILVA, Elizangela Moreira da. O envolvimento dos professores da educação infantil no processo de elaboração do projeto político-pedagógico. 2013. 48 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho reflete sobre o papel dos professores da educação infantil no processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico da instituição em que estão inseridos. Apresenta ainda destaque para a função do Coordenador Pedagógico no incentivo e direcionamento de práticas que promovam ruptura com modelos tradicionais de ensino com vistas a uma nova visão da Educação Infantil em que os docentes sejam capazes de propor ações a serem desenvolvidas no Projeto Político- Pedagógico que valorizem a sua prática pedagógica. Infelizmente ainda permeia em nossas escolas, certo preconceito acerca desse segmento, em que os docentes são vistos como os sem muitos compromissos, pois julgam que a Educação Infantil resume-se a brincadeiras. Durante o desenvolvimento da pesquisa foi possível perceber que, aos poucos essa realidade vem sendo transformada e isso deve-se ao fato da valorização dos profissionais que é dispensada ao segmento na escola em questão. Observou-se que tanto nas reuniões para elaboração do Projeto Político-Pedagógico como no decorrer do ano letivo, em que a equipe gestora tem a preocupação de acompanhar o trabalho do coordenador da educação infantil e a realização dos projetos. Com isso tem-se observado uma empolgação por parte dos professores que assumem essas turmas, o que além de promover a melhoria do ensino nesse segmento já vem surtindo efeito também nas series subsequentes, conforme demonstra os dados pesquisados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons