Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8844
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HelianaLigiaNascimentoSeabra.pdf500,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do coordenador pedagógico no processo avaliativo escolar
Autor(es): Seabra, Heliana Ligia Nascimento
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Professores - formação continuada
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: SEABRA, Heliana Ligia Nascimento. O papel do coordenador pedagógico no processo avaliativo escolar. 2013. 47 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa, que tem por tema: O Papel do Coordenador Pedagógico no Processo Avaliativo Escolar buscou conhecer as concepções de avaliação da coordenadora pedagógica e de três professoras do 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) de uma escola pública dos anos iniciais do ensino fundamental de Taguatinga-DF, bem como as relações existentes entre a prática destes profissionais e verificar se o trabalho desenvolvido pela coordenadora está em consonância com documentos legais que o norteiam. Para tanto, adotou-se procedimentos como uma revisão da literatura tomando como referência autores como Freitas e Villas Boas e uma análise dos documentos que regem as funções do coordenador pedagógico. Optou-se também por uma pesquisa de cunho qualitativo fazendo uso do questionário como instrumento para levantamento de dados. A análise das informações obtidas evidenciou a importância do coordenador pedagógico na orientação e organização do trabalho pedagógico da escola e no acompanhamento e incentivo à formação continuada de professores para o desenvolvimento da avaliação formativa. Em relação aos aspectos impossibilitadores/dificultadores do trabalho do coordenador pedagógico, percebeu-se que as constantes substituições em sala de aula devido às frequentes faltas dos professores por motivos de atestados de saúde ou abonos limitam sua ação junto aos professores. Conclui-se, portanto, que é fundamental para o coordenador pedagógico que haja uma reorganização do trabalho pedagógico na escola de modo a assegurar sua atuação como agente formador, uma vez que esse é o papel legalmente estabelecido para esse profissional, além de atender às expectativas dos professores em relação a ele.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons