Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8842
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IldaDeSouzaOliveiraRodrigues.pdf173,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da motivação dos atores no processo ensino aprendizagem
Autor(es): Rodrigues, Ilda de Souza Oliveira
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Educação - atores sociais
Aprendizagem
Motivação na educação
Teoria da autodeterminação e motivação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: RODRIGUES, Ilda de Souza Oliveira. A importância da motivação dos atores no processo ensino aprendizagem. 2013. 49 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nota-se que há uma grande preocupação dos educadores a respeito da falta de interesse dos alunos pelas atividades propostas. A presente pesquisa tem como objetivo discutir as percepções dos atores sociais do cenário, o Centro de Ensino Fundamental Jardim II do Paranoá, sobre a importância da motivação e a influência desse fator nas relações afetivas e no ambiente de aprendizagem. A motivação está relacionada aos fatores internos e externos aos quais os sujeitos estão expostos. A fundamentação teórica utilizada nessa pesquisa foi baseada na Teoria da Autodeterminação. Boruchovitch e Guimarães (2004) defendem três necessidades básicas inatas: necessidade de autonomia, necessidade de competência e necessidade de pertencer ou estabelecer vínculos. A satisfação dessas necessidades é primordial para o desenvolvimento psicológico e intelectual dos atores sociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. As interações no ambiente escolar precisam ser fonte de satisfação para que a motivação extrínseca ocorra. A abordagem metodológica utilizada foi a quali-quantitativa, e por meio deste caminho a pesquisa indicou que, apesar de todos os olhares estarem voltados para o desenvolvimento integral dos alunos, os educadores ainda se esbarram em fatores que contribuem para a desmotivação dos estudantes. O mais gritante deles é a dificuldade em manter um alto grau de motivação em determinadas situações, principalmente no que diz respeito às atividades realizadas fora dos espaços escolares. Os elementos motivacionais são identificados pelos docentes e há consenso entre eles sobre a importância da reflexão acerca do redimensionamento de suas práticas para que se possa conseguir uma aprendizagem de qualidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons