Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8841
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaLucieneSimplicioDaSilva.pdf568,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação institucional e a construção da identidade da escola a partir do projeto político pedagógico
Autor(es): Silva, Maria Luciene Simplício da
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Projeto político-pedagógico
Identidade escolar
Identidade institucional
Data de apresentação: Jun-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: SILVA, Maria Luciene Simplício da. A avaliação institucional e a construção da identidade da escola a partir do projeto político pedagógico. 2013. 39 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho foi realizado em uma escola de educação infantil da rede pública do Distrito Federal. Toda escola deve ter sua própria essência, sua identidade, aquela qualidade que a faz única a todos que por ela passam em algum momento de suas vidas. E sendo a escola um sistema social complexo, composto por inúmeros sujeitos em relações dinâmicas, o mínimo esperado é que o trabalho coletivo que executem seja marcado socialmente pela heterogeneidade de seu desempenho frente ao Projeto Político Pedagógico existente. Mas para que o trabalho pedagógico caminhe e possa frutificar, é indispensável a seus autores: definir a identidade institucional a partir do projeto politico pedagógico. Como objetivo, a pesquisa buscou: analisar a Avaliação Institucional e a construção da identidade da escola a partir do Projeto Politico Pedagógico. O trabalho foi embasado pelos teóricos: Demo (1998), Gadotti (1994), Corsino (2003,) entre outros. Nesse contexto, para alcançar os objetivos pospostos, faz-se necessário a este estudo, o uso de questionário com questões abertas e fechadas e observação participante, caracterizando-o como pesquisa qualitativa. A partir de tais instrumentos foi possível: conhecer o projeto politico pedagógico existente na instituição escolar, conhecer a identidade escolar inserida no projeto e analisar a identidade institucional contida no Projeto. Com isso, concluiu-se que é preciso traçar diretrizes para desenvolver o trabalho pedagógico para redefinir o projeto pedagógico e reconhecer a identidade institucional da escola. Em suma, é preciso avaliar o Projeto Político Pedagógico no intuito de se estabelecer relações mais fecundas de identidade com a instituição escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons