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Título: Desenvolvimento de ferramenta de retroalimentação visual para movimentos de ombro e cotovelo
Autor(es): Cândido, Natália Milhomem
Orientador(es): Bó, Antônio Padilha Lanari
Assunto: Retroalimentação visual
Ombro - reabilitação
Cotovelo - reabilitação
Membros superiores - reabilitação
Realidade virtual
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: CÂNDIDO, Natália Milhomem. Desenvolvimento de ferramenta de retroalimentação visual para movimentos de ombro e cotovelo. 2014. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Introdução: A retroalimentação visual é uma ferramenta promissora para o estímulo e incentivo de exercícios, tendo atualmente diferentes centros de reabilitação que já utilizam no contexto terapêutico. Objetivo: Investigar a possível utilidade clínica do sistema, pela sua capacidade de incentivar os usuários a reproduzir o movimento proposto da maneira mais próxima ao de referência, e verificar a aceitação por parte dos participantes. Testar a ferramenta para a recuperação de funcionalidade em pessoas com limitações de amplitudes de movimento em membro superior. Metodologia: Estudo do tipo descritivo que envolveu estudantes e servidores da Universidade de Brasília. A tarefa a ser realizada era o participante fixar o olhar na tela à sua frente e acompanhar o movimento da imagem sobreposta a sua, na tentativa de fazer o mesmo movimento e alinhar as imagens. Como instrumento de medida utilizou-se o Sensor de movimento RGB-D, conhecido popularmente como Kinect®. Ao final da coleta, todos os participantes responderam o questionário. Resultados: Os participantes tiveram o número de erro reduzido com o passar do tempo, o que resultou em uma melhora do desempenho nos movimentos de abdução e manutenção da rotação externa, bem como de flexão de cotovelo, expressos por valores negativos de RIM e RMSE. Conclusão: Os resultados do questionário indicaram que a realidade virtual deste estudo pode ser proposta como um recurso com fins de reabilitação, por se tratar de uma ferramenta que permite uma boa interação e propicia motivação. Houve o aprendizado dos movimentos propostos e melhora do desempenho da tarefa com o passar do tempo.
Abstract: Introduction: Visual feedback has great potential as a tool for stimulating and motivating physical exercise, as indicated by its current use for therapeutical purposes in rehabilitation centers throughout the world. Goal: The main goal of this work it to investigate the potential clinical application of the system, particularly its ability to stimulate and motivate users to reproduce the proposed movement. Furthermore, the study also intends to verify how users evaluate the application, and to validate the system as a potential tool for enabling functionality restoration for people presenting limited upper limb range of motion. Method: Descriptive study involving students and staff from the University of Brasília. The task to be performed consisted in looking to the display ahead and mirroring the movement from the avatar that was superposed to the user’s avatar, attempting to align the corresponding movements. An RGB-D sensor (Microsoft Kinect) was used as the main sensing tool. In the end of the session, each participant filled out a form concerning her participation on the experimental protocol. Results: The participants have attained progressive satisfactory performance, resulting in better abduction, external rotation movements, and elbow flexion. The improvements were illustrated by both RIM and RMSE. Conclusion: The results from the form have indicated that virtual reality as applied in this study may be used as a feasible tool for rehabilitation purposes, since it is engaging and enables dynamic user interaction. The users have presented positive learning ratio of the reference movements, as illustrated by the improvement in performance throughout time.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2014.
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