Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ RamonDaSilvaAndrade.pdf206,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O estudo das artes visuais no ensino fundamental 1
Autor(es): Andrade, Ramon da Silva
Orientador(es): Simas, Renée Gunzburger
Barroso, Wilton
Assunto: Arte - estudo e ensino
Estudantes - formação
Desenvolvimento cultural
Imagens - leitura
Ensino fundamental
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 29-Out-2014
Referência: ANDRADE, Ramon da Silva. O estudo das artes visuais no ensino fundamental 1. 2013. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Posse, 2013.
Resumo: Na perspectiva de levantar e estimular o conhecimento sobre a importância dos estudos das Artes Visuais nas séries iniciais do ensino fundamental I se faz necessário envolver o aluno nos processos deste ensino de forma dialógica e interativa, analisando o universo das Artes Visuais e das imagens, criando amplas possibilidades de uma integração para o desenvolvimento da sensibilidade, percepção, reflexão e proporcionando vivências integradoras das modalidades artísticas, que compõem a matriz curricular das unidades educacionais, como: desenho, pintura, fotografia, colagem e audiovisual. Sendo selecionados metodologias e materiais adequados para incentivar e chamar a atenção do aluno para que o mesmo sinta-se instigado a pesquisar a procurar se expressar e se integrar ao estudo da arte, onde através da observação e da participação do estudante o educador irá auxiliar cada aluno individualmente conforme a sua necessidade para complementar e construir novos conhecimentos percebendo que através da arte e da imagem pode se vivenciar diferentes tempos, espaços territoriais, culturais e imaginários. Dessa forma a mesma passa a ter eficácia na vida do educando desde cedo, onde não é mais vista como uma disciplina obrigatória, passando a promover o desenvolvimento cultural na vida dos estudantes, através das imagens como produtos de intenções pessoais, ou seja, espaços possíveis de encantamentos, questionamentos, dúvidas e desejos. Observa-se que a educação em artes, passa a ser uma prática que está sendo desenvolvida, produzida, reconstruída através de experiências. Pois a educação mediante a arte se constitui como um movimento educativo cultural, que procura despertar uma consciência significativa de um novo saber no educando dentro dos grupos sociais ao qual ele pertence. Cabe a professores e estudantes serem protagonistas nesse processo de educação visual, experimentando novos pontos de vista e novas formas de olhar, desenvolvendo o sentido crítico de investigação e criatividade. Podendo vislumbrar diante das atitudes solidárias, de respeito com adversidade cultural gerada de um trabalho realizado com dedicação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2013. Curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons