Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielleCristinaNogueira.pdf789,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Currículo de arte “versus” realidade do aluno : uma abordagem metodológica do currículo de arte em uma escola estadual de São Paulo
Autor(es): Nogueira, Danielle Cristina
Orientador(es): Rangel, Alexandre Galvão de Queiroz
Coorientador(es): Babinski, Claudia Gomes da Silva
Assunto: Arte - estudo e ensino
Arte - aspectos sociais
São Paulo (SP)
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 29-Out-2014
Referência: NOGUEIRA, Danielle Cristina. Currículo de arte “versus” realidade do aluno: uma abordagem metodológica do currículo de arte em uma escola estadual de São Paulo. 2013. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a compreensão do ensino de arte em uma escola pública da Rede Estadual de São Paulo que utiliza como metodologia de ensino o sistema apostilado, assim como toda a rede. Esse conjunto de materiais tem o nome de Caderno do Professor e Caderno do Aluno e são executados durante todo o ano letivo, cada volume compreende um bimestre. Não foi possível, porém estudar todo esse material, devido ao curto tempo, para tanto, o foco dessa pesquisa é o documento propositivo denominado Currículo do Estado de São Paulo- Arte que contém os conceitos bases para verificação de como se dá a prática do professor em sala de aula. Além disso, pretende-se também estudar as concepções dos professores da escola pesquisada sobre o material, atentando-se para questões relativas ao contexto em que a escola está inserida na tentativa de buscar uma unidade entre esse material e a realidade dos alunos. Essa tentativa de compreensão se dará por meio de entrevistas semiestruturas com os professores de arte da escola. Espera-se com esse estudo entender até que ponto esse currículo considera a realidade dos alunos de toda uma rede como ponto de partida para compreensão das manifestações artísticas que temos em nossa volta e propiciar questionamentos sobre o ensino de arte nos dias atuais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2013. Curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons