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Título: Utilização das classificações internacionais de doença e funcionalidade em estudo do perfil de saúde de docentes do curso de Fisioterapia da Faculdade Ceilândia
Outros títulos: Use of the international classifications of diseases and functioning study in the health profile of physiotherapy department, Faculdade de Ceilândia (Ceilândia College)
Autor(es): Azar, Samira
Orientador(es): Rocha, Ana Clara Bonini
Assunto: Classificação Internacional de Doenças (CID)
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)
Professores - saúde
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 28-Out-2014
Referência: AZAR, Samira. Utilização das classificações internacionais de doença e funcionalidade em estudo do perfil de saúde de docentes do curso de Fisioterapia da Faculdade Ceilândia. 2013. 37 f. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Objetivo: Apresentar experiência da combinação do uso de Classificações Internacionais para determinar funcionalidade e incapacidade. Métodos: Houve um estudo descritivo com uma amostra composta por 18 professores do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília. Suas frequências de eventos codificados da Classificação Internacional de Doenças (CID) e da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) foram registradas. Resultados: Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas; doenças do olho e anexos; doenças do ouvido e do processo mastoide, doenças do sistema circulatório, doenças do sistema respiratório, doenças do sistema digestivo, doenças do sistema musculoesquelético e tecidos anexos, doenças do trato geniturinário e malformação congênita,deformação e anormalidades foram registradas pela CID sendo complementados pela CIF descrevendo em sua maioria deficiências nas funções mentais e estruturas do olho, ouvido e anexos,tarefas e exigências gerais e tendo o capítulo referente a Serviços, sistemas e políticas como uma barreira ambiental.Contudo, foram observados perfis funcionais descrevendo funções mentais e estruturas relacionadas com movimentos preservados; mobilidade preservada e facilidades permitidas por serviços e políticas.Conclusão: A população estudada apresentou um perfil mais funcional que incapaz, tendo o uso da CIF e CID permitido obter uma visão geral ampliada do estado de saúde dos docentes, sendo assim o uso combinado destas classificações poderia contribuir significativamente para os sistemas em saúde e para a popularização e busca de uma linguagem padronizada de caracterização dos estados de saúde da população. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
Objetive: Present experience of combining the use of International Classifications to determine functioning and disability. Methods: There was a descriptive study with a sample of 18 teachers from the Physiotherapy Department at the University of Brasilia Ceilândia. Their frequencies of coded International Classification of Diseases (ICD) and the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) events were recorded. Results: Endocrine, nutritional and metabolic diseases , diseases of the eye and adnexa , ear and mastoid process diseases , diseases of the circulatory system, respiratory system diseases, digestive system diseases of the musculoskeletal system and attachments tissue diseases, genitourinary diseases and malformation congenital abnormalities and deformation were recorded by the CID being complemented by ICF in describing their most deficiencies in mental functions and structures of the eye , ear and attachments, general tasks and demands and taking the chapter on services, systems and policies as an environmental barrier. However, functional profiles were observed describing mental functions and related structures with preserved movements; preserved mobility and allowed facilities for services and policies. Conclusion: The study population had a more functional profile that incapable, having the use of ICF and ICD allowed to get a large overview of the health status of teachers, thus the combined use of these ratings could significantly contribute to health systems and for popularizing and search for a standardized language to characterize the health status of the population.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2013.
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