Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8805
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RafaelFanuchyRibeiro.pdf948,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lei de acesso à informação e suas implicações para a democracia
Autor(es): Ribeiro, Rafael Fanuchy
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Lei de Acesso à Informação
Acesso à informação
Interação social
Democracia
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 25-Out-2014
Referência: RIBEIRO, Rafael Fanuchy. Lei de acesso à informação e suas implicações para a democracia. 2013. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Lei de Acesso à Informação (LAI) surge como um dispositivo que visa a regulamentar o direito dos cidadãos ao acesso a informações sob guarda de órgãos e entidades públicas. Direito que anteriormente já se encontrava previsto na Constituição Federal de 1988. A LAI oferece os Serviços de Informação ao Cidadão (SICs), presentes em diversos órgãos públicos, que são instâncias que apreciam as solicitações dos cidadãos conforme procedimentos previstos na lei de acesso. A lei oferece a possibilidade de uma maior participação da esfera civil na política à medida que os indivíduos podem interagir mais diretamente com seus governantes cobrando informações destes e estando mais inseridos na vida política do Estado. Mas para que isso se observe na prática é preciso que os mais diversos grupos de cidadãos usufruam dos benefícios da lei de acesso. Com isso, a pesquisa tem o objetivo de identificar características dos usuários dos SICs de órgãos do Poder Executivo Federal e as principais dificuldades presentes na utilização e acessibilidade das ferramentas e mecanismos da LAI na intenção de relacionar esses fatores a algumas implicações que pode ter a lei de acesso para a nossa democracia. A metodologia está baseada na análise de dados gerados pelo site do Sistema eletrônico de informação ao cidadão (e-SIC) sobre as características dos usuários dos SICs de órgãos públicos federais, e também em entrevistas com cidadãos que relatam dificuldades e insatisfações que pode ter um cidadão ao tentar adquirir, com a LAI, informações através de meios eletrônicos. Esses procedimentos possibilitaram um melhor entendimento com relação às desigualdades no acesso e uso desses SICs por diversos cidadãos em nossa sociedade, além de viabilizar a discussão sobre requisitos a serem cumpridos, para que a LAI, de fato, se torne um meio de fortalecimento de nossa democracia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons