Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RozanaMariadeOliveira.pdf347,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do coordenador pedagógico na construção de um ambiente favorável à aprendizagem
Autor(es): Oliveira, Rozana Maria de
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Escolas - indisciplina
Violência na escola
Coordenadores pedagógicos
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 24-Out-2014
Referência: OLIVEIRA, Rozana Maria de. O papel do coordenador pedagógico na construção de um ambiente favorável à aprendizagem. 2013. 47 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo pretende analisar os fatores que contribuem para a ocorrência da indisciplina e da violência na escola, a fim de propiciar ao coordenador pedagógico uma atuação exitosa na construção de um ambiente favorável à aprendizagem. Pretende-se investigar quais as manifestações de indisciplina e suas prováveis causas em uma escola classe da rede de ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal, analisar as opiniões dos participantes sobre o tema pesquisado e investigar alternativas práticas de como lidar com esse fenômeno a fim de criar condições necessárias à realização do trabalho pedagógico. A questão que se propõe investigar trata-se da relevância do conhecimento sobre as causas da indisciplina e da violência na Escola para a atuação do coordenador pedagógico. O tipo de pesquisa escolhido foi a perspectiva qualitativa de abordagem descritiva, valorizando a observação sistemática e a entrevista dos envolvidos como elementos principais. Os resultados apontam para a necessidade do coordenador de conhecer bem o assunto para lidar com de forma eficaz e contribuir para a qualidade de ensino ofertada na escola, seja por meio das ações que visam prevenir a indisciplina e regular o ambiente educativo, seja por meio da formação continuada dos docentes sobre o tema em questão. A motivação para a realização desse trabalho encontra-se na convicção de que a educação é a mola propulsora para a transformação social.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons