Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8792
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ClaudiaSuelyCavalcanteDeOliveira.pdf316,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção do trabalho coletivo : estímulo à execução e ao aperfeiçoamento do PPP
Autor(es): Oliveira, Claudia Suely Cavalcante de
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Perspectiva pedagógica
Trabalho coletivo (Educação)
Educação básica
Interdisciplinaridade
Sobradinho (DF) - Centro Educacional 02
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 24-Out-2014
Referência: OLIVEIRA, Claudia Suely Cavalcante De. A construção do trabalho coletivo: estímulo à execução e ao aperfeiçoamento do PPP. 2013. 38 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa pretende investigar a falta de perspectiva pedagógica na instituição de ensino (IE) denominada Centro Educacional 02 de Sobradinho – Distrito Federal (DF). O grupo de professores encontra-se desestimulado e sem direcionamento para o trabalho pedagógico. Parte disso se deu pela perda de objetivos na instituição que sempre atuou nos cursos profissionalizantes e se desorganizou depois da extinção destes no ensino médio. A falta de objetivos pedagógicos desestruturou o trabalho, bem como direções que atuaram na IE e também não tinham direcionamento para as atividades e agiam arbitrária e independentemente das linhas metodológicas de ensino. Ainda hoje os profissionais estão tentando buscar novos meios de buscar o trabalho desenvolvido no passado. Portanto, a proposta desta pesquisa é de resgatar o trabalho coletivo de outrora, agora voltado para a educação básica. Para tanto, parte do estudo teve por base as experiências pessoais vividas na instituição pesquisada, os pressupostos teóricos e as entrevistas realizadas com professores da instituição. Percebe-se claramente a necessidade de resgatar o ânimo dos profissionais, a metodologia de trabalho coletivo e interdisciplinar e a possibilidade de que tudo possa voltar a ser melhor do que o que hoje se encontra estabelecido.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons