Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8767
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PatríciadeOliveiraRamos.pdf208,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico frente aos novos desafios da educação : o aluno de hoje, a escola de ontem e a indisciplina do contexto pedagógico atual
Autor(es): Ramos, Patrícia de Oliveira
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Escolas
Aprendizagem
Estudantes - indisciplina
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 23-Out-2014
Referência: RAMOS, Patrícia de Oliveira. O coordenador pedagógico frente aos novos desafios da educação: o aluno de hoje, a escola de ontem e a indisciplina do contexto pedagógico atual. 2013. 48 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo intitulado, "O coordenador pedagógico frente aos novos desafios da educação: o aluno de hoje, a escola de ontem e a indisciplina do contexto pedagógico atual", tem como objetivo geral analisar as ações e funções do coordenador pedagógico com vistas às contribuições no sentido de minimizar as questões de indisciplina do aluno de hoje e a escola de ontem, no contexto pedagógico atual e como objetivos específicos: investigar as mudanças da Educação: de antigamente e de hoje no contexto atual da escola; identificar as mudanças comportamentais, de valores, de atitudes e conceito de família na atualidade.Para fundamentar a análise de dados, utilizamos os referenciais teóricos dos autores: Oliveira, (2011), Vasconcelos (1997, 2011), Tiba (1996), Fávero (2010), Dayrell (2007), Silva (2010), entre outros. Na metodologia de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa com os instrumentos de coleta de dados: questionário realizado com os professores do ensino fundamental que estavam trabalhando nas turmas de 5º ano e a observação participante nas reuniões de planejamentos dos professores. Os resultados deste estudo indicam que: a) Os professores relatam a ausência da família na escola e na educação dos filhos b) Falta de interesse e significado por parte dos educandos pelos estudos; c) E que muitas vezes a indisciplina é consequência da não aprendizagem do educando. Ao concluir esta pesquisa, constatamos que, o grupo de professores espera dos coordenadores pedagógicos que eles continuem desenvolvendo seu papel de formadores, através de planejamentos, projetos, grupos de estudos, apoio às famílias e que a comunidade escolar busque, por meio da formação continuada e progressiva, ofertar uma educação de qualidade de forma ética, competente e participativa.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons