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Título: Orientações curriculares e consolidação do SUS nas graduações em saúde da FCE
Autor(es): Sousa, Adriana Modesto de
Orientador(es): Parreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira
Assunto: Formação profissional
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Universidades e faculdades - indicadores
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 23-Out-2014
Referência: SOUSA, Adriana Modesto de. Orientações curriculares e consolidação do SUS nas graduações em saúde da FCE. 2014. 118 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O estudo Orientações Curriculares e Consolidação do SUS nas Graduações em Saúde da FCE teve como objetivo analisar se os cursos de graduação ofertados pela Faculdade de Ceilândia - FCE contemplam conteúdos formativos relacionados às políticas de saúde e ao SUS tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN para a formação profissional em saúde, os Projetos Pedagógicos de Curso - PPC, as ementas de disciplinas obrigatórias e as estruturas curriculares dos cursos de graduação em saúde oferecidos pela FCE. A referida Faculdade oferece atualmente seis cursos de graduação em saúde: Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Os métodos utilizados para o estudo exploratório foram de natureza qualitativa com aporte teórico na análise documental a partir do levantamento e sistematização das informações pertinentes ao PPP da FCE e PPC das graduações, ementas de disciplinas obrigatórias e estruturas curriculares, assim como as diretrizes do SUS e políticas de saúde. Embora o estudo seja de natureza qualitativa contou ainda com aparato estatístico. Os dados foram extraídos de documentos oficiais impressos ou disponíveis em sítios institucionais no âmbito local e federal e, em última instância, solicitados junto à Secretaria Acadêmica da FCE ou coordenador de curso. Os dados revelaram que as diretrizes do SUS e/ou políticas de saúde estão presentes nos PPC e em ementas de parte das disciplinas obrigatórias. Neste último caso observando a seguinte proporção em créditos apurada a partir de estatística descritiva: Terapia Ocupacional – 15,29%, Saúde Coletiva 43,02%, Farmácia – 8,10%, Enfermagem – 26,92% e Fisioterapia – 15,23%. Faz-se a ressalva ao curso de graduação em Fonoaudiologia por se tratar de curso recém-criado. Acredita-se que a presença destes conteúdos formativos viabilizará um novo “fazer em saúde” em atenção às diretrizes do SUS e às políticas de saúde uma vez que estejam alicerçados numa prática docente que propicie uma aprendizagem significativa e o estabelecimento da interface espaços formativos/serviços de saúde pública.
Abstract: The Curriculum Guidelines and Restated SUS study in Degree in Health FCE aimed to examine whether the undergraduate courses offered by the Faculty of Ceilândia - FCE include training content related to health policy and the NHS with reference to the National Curriculum Guidelines - DCN for vocational training in health, Pedagogical Projects Course - PPC, the menus of required courses and curricular structures of undergraduate courses in health offered by FCE. Said College currently offers six undergraduate courses in health: Occupational Therapy, Public Health, Pharmacy, Nursing, Physiotherapy and Speech Therapy. The methods used for the exploratory study were qualitative in nature with theoretical support in document analysis from the survey and systematization of information relevant to the PPP and PPC FCE graduations, menus compulsory curriculum structures and disciplines, as well as the guidelines of the NHS and health policies. Although the study is qualitative in nature also included statistical apparatus. Data were extracted from printed or available on institutional websites onsite and federal official documents and, ultimately, requested by the Academic Office of FCE or course coordinator. The data showed that SUS guidelines and / or policies for health are present in PPC and menus part of the compulsory subjects. In the latter case observing the following credits in proportion calculated from descriptive statistics: Occupational Therapy - 15.29%, 43.02% Public Health, Pharmacy - 8.10%, Nursing - Physiotherapy and 26.92% - 15.23 %. It is the exception to the undergraduate degree in Speech because it is newly created course. It is believed that the presence of these training content will enable a new "do in health" in mind the guidelines of the NHS and health policies once they are grounded in teaching practice that fosters meaningful learning and the establishment of the interface formative spaces / services public health.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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