Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DaviddosAnjosdaSilva.pdf515,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: No Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas - Ceilândia : entre usuários e profissionais
Autor(es): Silva, David dos Anjos da
Orientador(es): Carneiro, Rosamaria Giatti
Assunto: Drogas - abuso
Alcoolismo
Ceilândia (DF)
Reforma psiquiátrica
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Saúde coletiva
Data de apresentação: 11-Jul-2014
Data de publicação: 23-Out-2014
Referência: SILVA, David dos Anjos da. No Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas - Ceilândia: entre usuários e profissionais. 2014. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou concomitantemente com a Reforma Sanitária Brasileira na década de 1980. A Reforma Psiquiátrica foi um movimento que ganhou força em vários lugares do mundo e teve como objetivo a desinstitucionalização da loucura. O tratamento, então, não é mais feito apenas com a internação do “louco”, mas também com o respeito ao usuário e com uma atenção psicossocial positiva que promove o desenvolvimento comportamental (mental e físico) do indivíduo dentro da "sociedade" (FARIA, 2011). Esse estudo somente foi realizado após a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), conforme o 7 parecer número 574.805/2013, tendo como local de pesquisa um Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e/ou Outras Drogas (CAPS ad) da Região Administrativa (RA) de Ceilândia do Distrito Federal (DF), maior RA do DF com cerca de 400 mil habitantes. Enquanto pesquisa em Saúde Coletiva, contou com a perspectiva das Ciências Sociais, no sentido de mapear a percepção social dos usuários e dos profissionais acerca do serviço e do que seriam “as drogas”, em sua pluralidade semântica. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com profissionais e usuários, tendo por pano de fundo a legislação e os programas de saúde orientados ao campo da saúde mental de usuários de drogas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons