Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8750
Título: | Derivações : desvio, construção e espaço Público |
Autor(es): | Pinheiro, Marcos Antony Costa |
Orientador(es): | Szturm, Elyeser |
Assunto: | Espaço (Arte) Modernismo (Arte) Escultura |
Data de apresentação: | 23-Jul-2013 |
Data de publicação: | 23-Out-2014 |
Referência: | PINHEIRO, Marcos Antony Costa. Derivações: desvio, construção e espaço público. 2013. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A pesquisa aborda, a partir da história da arte, movimentos e ações que deflagraram o rompimento do espaço na modernidade, investigando procedimentos e possibilidades criadas no início do século XX, que incitaram novas formas de espacialidade na representação artística. Aqui analisarei mais a pertinência desta expansão para o campo da escultura, tratando o espaço como fio condutor desta análise. Utilizei para tal fim o livro Espaço Moderno do Tassinari e o estudo elaborado pela historiadora Rosalind Kraus, onde a autora traça as expansões sofridas na área da escultura nos anos 60. Essas abordagens são pontos nodais do presente estudo. Ao tratar dessa produção abordarei as experiências e os procedimentos envolvendo materiais descartados, que me levaram à construção de objetos e esculturas assim como a relação desse processo com o espaço urbano. O espaço urbano, por sua vez, será aqui abordado como gerador de matéria prima, e como suporte das obras criadas a partir desses resíduos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2013. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons