Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/874
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_AndreRochadel_AlexandreFaria.pdf3,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de energia elétrica no campus Darcy Ribeiro : rateio e ferramentas
Autor(es): Faria, Alexandre Braga Menezes de
Rochadel, André Duboc
Orientador(es): Oliveira, Marco Aurélio Gonçalves de
Assunto: Energia elétrica - consumo
Energia elétrica - conservação
Energia elétrica - racionamento
Data de apresentação: Jul-2008
Data de publicação: 24-Fev-2010
Referência: FARIA, Alexandre Braga Menezes de; ROCHADEL, André Duboc. Gestão de energia elétrica no campus Darcy Ribeiro: rateio e ferramentas. 2008. 76 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, tanto por suas dimensões quanto pela quantidade de atividades realizadas, é um grande consumidor de energia elétrica. Atualmente, por questões ambientais e financeiras, é imprescindível o racionalização desse consumo. Uma forma de alcançar tal objetivo sem comprometer a qualidade de vida e redução de atividades, é aplicar uma gestão inteligente na utilização da energia elétrica. Para que tal gestão seja bem implementada, faz-se necessário o uso de um sistema que monitore o consumo da energia no Campus. A Universidade já possui uma ferramenta que monitora não só o consumo, mas também grandezas da energia elétrica como corrente, tensão, fator de potência e outros. Esse sistema abrange diversos edifícios da Universidade e faz leitura dos dados dos pontos monitorados a cada 15 minutos. Com o auxílio desse sistema, do software que faz parte deles e de outros recursos, foi possível criar diversas ferramentas que possibilitam fazer uma gestão inteligente da forma como vem sido utilizada a energia. Para coleta de dados referentes ao consumo e características da energia recebida nos terminais do Campus e nos prédios, foi utilizado o sistema CCK, que foi o adotado pela Universidade após vários estudos. Utilizou-se também seu software para criar um rateio de fatura por prédio, de forma mais simples e menos trabalhosa. Por meio do aprimoramento de sua interface gráfica, tornou-se possível a navegação mais simples e intuitiva por todas as edificações monitoradas pelo sistema, permitindo assim que usuários que não estejam familiarizados com esse, rapidamente se adaptem ao seu uso. Paralelamente foi possível fazer uma análise de carregamentos dos transformadores das subestações monitoradas, apontando se o equipamento é o correto para as condições a qual está submetido. Fez-se também possível uma comparação do consumo de energia elétrica em locais que possuem diferentes finalidades de uso, como laboratórios contrastando com salas de aula estritamente teóricas. De posse de todos esses dados e aprimoramentos feitos ao sistema de monitoração foi possível criar um ambiente mais favorável à gestão do consumo de energia elétrica no Campus e abrir caminhos para contribuições futuras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.07.TCC.874
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.