Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8724
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LorenaLoureiroFerreiradeAraujo_IsmailMosaIsmaihAbedRahmanJadallah.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Biomassa de mudas de Mentha arvensis L. propagadas por estaquia uninodal em dois cortes em casa de vegetação
Autor(es): Araújo, Lorena Loureiro Ferreira de
Jadallah, Ismail Mosa Ismaih Abed Rahman
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Coorientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Menta
Estaquia (Agricultura)
Biomassa
Data de apresentação: 11-Jul-2014
Data de publicação: 22-Out-2014
Referência: ARAÚJO, Lorena Loureiro Ferreira de; JADALLAH, Ismail Mosa Ismaih Abed Rahman. Biomassa de mudas de Mentha arvensis L. propagadas por estaquia uninodal em dois cortes em casa de vegetação. 2014. vii, 30 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Mentha arvensis é uma fonte natural de mentol que é largamente usada na indústria farmacêutica, de aromáticos e de flavorizantes. No Brasil a cultivar IAC 701 de Mentha arvensis var. piperascens, se adaptou às várias faixas climáticas do Brasil, funcionando como alternativa à M. piperita cuja produção está concentrada na região sul do Brasil e na Argentina e demais países platinos. Trabalhos agronômicos se fazem necessários para maior conhecimento da fitotecnia da cultura, entre eles os de viveiricultura, com o desenvolvimento de métodos de multiplicação rápida. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a produção de mudas de estaquia uninodal de rizomas estiolados de M. arvensis cultivadas em vaso em casa de vegetação, mediante a produção de biomassa da planta em dois cortes. Decorridos 63 dias a partir do transplante, foi realizado o primeiro corte, tendo-se obtido a massa fresca e seca da parte aérea. Decorridos 62 dias do primeiro corte, foi realizado o segundo corte, para obtenção dos dados finais do ensaio. A massa seca foi obtida, tendo exemplares sido coletados (folhas e talo), armazenados em saco de papel, pesados e secos em estufa de ar circulante a 38º C por uma semana, após o que foram novamente pesados. Embora as médias da massa fresca da parte aérea (produção) do primeiro corte (27,65g) e do segundo corte (36,05g) tenham sido diversas, não houve diferença estatística entre elas. Também não houve diferença estatística entre as médias da massa seca da parte aérea do primeiro corte (4,39g) e do segundo corte (6,12g).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2014.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons