Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/872
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_AndersonCavalcante_LeonardoSilva.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da expansão do setor elétrico brasileiro com geração termelétrica à gás natural
Autor(es): Cavalcante, Anderson Luiz Monteiro
Silva, Leonardo Duarte
Orientador(es): Camargo, Ivan Marques de Toledo
Assunto: Energia - fontes alternativas
Gás natural
Usinas elétricas
Data de apresentação: 4-Dez-2008
Data de publicação: 24-Fev-2010
Referência: CAVALCANTE, Anderson Luiz Monteiro; SILVA, Leonardo Duarte. Estudo da expansão do setor elétrico brasileiro com geração termelétrica à gás natural. 2008. 92 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso faz uma abordagem sistêmica dos aspectos econômicos e técnicos da expansão da energia elétrica no país, dentro dos empreendimentos hídricos e térmicos, observando fontes energéticas no processo e, principalmente, o gás natural. O gás natural é um combustível que norteia o desenvolvimento da matriz energética brasileira, sendo imprescindível sua estruturação dentro de um mercado regulatório claro e conciso que forneça as bases para a sua cadeia de valor. Ele representa o paradigma do futuro, devido à sua eficiência energética e seu baixo impacto ambiental relacionado a outros insumos, como carvão mineral, óleo diesel e combustível. Sua ambientação no panorama energético brasileiro alicerça a diversificação da geração energética nacional. Será avaliado dentro da ótica de sua atratividade econômica no setor energético. Para tanto, após uma breve contextualização do setor elétrico brasileiro, será feita uma análise dos leilões de Energia Nova quanto a aspectos institucionais, agentes e seus resultados ao longo dos 7 primeiros leilões ocorridos até a data deste trabalho. Posteriormente, será analisado o estudo da expansão do setor elétrico com foco nessa fonte de geração de energia, dentre diversas outras, observando os cenários mundial e nacional, a cadeia de valor e os fundamentos econômicos do gás natural. Em seguida serão apresentados os custos que estão envolvidos na composição de uma usina termelétrica evidenciando a metodologia de cálculo do ICB que é um parâmetro indicador da viabilidade do empreendimento térmico. Finalmente, será feito um estudo de caso a fim de mostrarmos na prática os tópicos abordados neste trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.12.TCC.872
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.